Estudantes da 2ª turma de Telemática Básica concluem capacitação.

Estudantes da 2ª turma de Telemática Básica concluem capacitação.

Desenvolvido através do convênio entre a Life e o Serviço de Integração de Menores (SIM), de Pompéia (SP), o treinamento em Telemática Básica garante qualificação profissional e oportunidade de emprego para jovens. Sábado, dia 3, os estudantes da segunda turma do curso apresentaram projetos técnicos, concluindo assim a capacitação iniciada 18 meses atrás. Coube ao corpo docente e ao diretor de operações da Life, Oswaldo Zanguettin, a avaliação dos trabalhos finais elaborados pelos formandos.

Os estudantes foram capacitados e treinados para prestação de serviços em manutenção e instalação de centrais de telefonia e TV, centrais de internet e rede de acesso FTTH [fiber-to-the-home – fibra-para-o-lar]. “Tivemos uma primeira etapa de matérias básicas, depois abordamos matérias mais específicas nas áreas de telecomunicação e informática e, no final, os projetos”, contextualizou Zanguettin. Para dar corpo e teor aos projetos, os estudantes realizaram visitas e atividades práticas. Uma destas visitas teve como endereço a sede da Life. “Eles verificaram in loco como as centrais telefônicas operam e toda a tecnologia utilizada pela empresa”, explicou.

O diretor de operações da Life observou que os estudantes tiveram acesso ao que existe de mais atual no conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações, incluindo redes corporativas e redes de acesso. “Transferimos conhecimentos que atendem o mercado de operadoras de telecomunicações, provedores de internet e também redes que servem empresas, companhias corporativas, enfim a tecnologia amplamente utilizada nesta área”, salientou o diretor de operações da Life.

Zanguettin ressaltou ainda que o curso de Telemática Básica representa possibilidade real de emprego aos formandos, uma vez que a área de tecnologia é uma das que mais emprega no Brasil, embora o país enfrente situação preocupante com relação aos postos de trabalho em outras áreas. “Sem dúvida, vejo que é uma ferramenta extremamente importante que eles conquistaram através deste curso”, concluiu o diretor de operações da Life.

Técnicos em telemática alcançam remuneração inicial de R$ 1.500,00.

Parceria 100%

Conforme destacou o presidente do Serviço de Integração de Menores (SIM), Venério Xavier, a cerimônia de formatura dos jovens da segunda turma do treinamento deverá acontecer em novembro, mas isso não impede dos formandos ingressarem no mercado de trabalho. “A parceria com a Life é 100%, pois, além de ser de extrema importância, proporciona aos nossos jovens a oportunidade de inserção no mercado de trabalho”, opinou.

O convênio para a formação de jovens começou em 2014 e na avaliação do coordenador pedagógico do SIM Pércio Fidelis o treinamento não consiste apenas na preparação para o ambiente profissional e mercado de trabalho, mas, acima de tudo, para a vida. “O curso profissionalizante da Life soma o que a entidade SIM já desenvolve e realiza. Os formandos estão prontos para o mercado de trabalho. Eles estarão iniciando a vida profissional, estão no caminho do emprego. Durante este um ano e meio, todos os alunos mostraram força de vontade, muita dedicação, disciplina e garra”, concluiu.