Ministério da Saúde estende faixa etária para vacinação contra HPV para meninos.

Ministério da Saúde estende faixa etária para vacinação contra HPV para meninos.

O Ministério da Saúde estendeu a faixa etária de vacinação contra HPV para meninos de 11 a 14 anos. Até então, a vacina era ofertada apenas para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos, além de homens e mulheres entre 9 a 26 anos com HIV e Aids. A medida passa a ser válida a partir junho.

A ampliação da faixa etária será um grande ganho para os meninos, e irá gerar benefícios também para as meninas, que são vacinadas para prevenir o câncer de colo de útero.

“A vacina contra o HPV é muito importante, pois é o principal aliado de prevenção contra os cânceres de boca, garganta, pênis, ânus e, também de verrugas genitais. Vale ressaltar que para os adolescentes do sexo masculino que iniciarão a primeira dose da vacina aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses”, explica.

“Tendo em vista que são os meninos que transmitem o HPV para as meninas, é importante garantir também a saúde deles. Mas é preciso destacar que a vacina também previne diversas doenças neles. Os pais não devem vincular a vacinação como uma questão sexual, mas observar todos os benefícios que ela oferece ao futuro do adolescente”, disse.