Blocos já se organizam para participar do Tupã Folia 2018.

Blocos já se organizam para participar do Tupã Folia 2018.

Até o momento, oito blocos carnavalescos demonstraram interesse em participar do Carnaval 2018, que será realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro, na Avenida Tamoios.

A Prefeitura de Tupã realizou ontem, dia 11, faltando já menos de um mês para o início da festividade, uma coletiva com a imprensa para explicar a realização do evento.

Os blocos que podem participar do evento neste ano são: “Abanaê”, “Jurerê”, “Mundão”, “Monobloco”, “Bananeira”, “Adultério”, “Cuecas de Plantão” e “Se eu pedir você me dá?”.

A Secretaria Municipal da Juventude será a responsável pela organização e inscrição dos blocos na festividade.

Para o vereador Tiago Matias (PRP), o evento será positivo, apesar do pouco tempo que a prefeitura tem para organizar todos os detalhes. “A festa vai ser feita com economia e respeito ao dinheiro público”, ressaltou.

O vereador explicou que o carnaval de Tupã é uma tradição na região e, como estância turística, o município depende da realização desse evento. “Ele é bom para o comércio local, onde se gasta com compras no supermercado e acaba gerando vagas de empregos informais”, observou.

Os blocos estão se organizando, procurando agilizar as medidas. Uma primeira reunião com os foliões será agendada para discutir a participação de cada grupo na avenida.

Matias destacou que, na oportunidade, será analisado o regulamento e a participação de cada grupo dentro do circuito carnavalesco. “Os grupos vão participar de um diálogo aberto para participar do evento. O carnaval não será como antes, que acontecia de forma impositiva”, salientou.

O vereador, que era presidente do bloco TFI, disse que se desligou da agremiação para não “tomar partido” de um único grupo. “Tivemos que ‘sacrificar’ o TFI em nome dos outros blocos”, ressaltou.

O presidente do bloco afro “Abanaê”, André Prado, confirmou a presença do grupo na Avenida Tamoios, durante a realização do carnaval de rua.

De acordo com Prado, a reunião com os representantes dos blocos carnavalescos poderá acontecer ainda nesta semana, após o lançamento do Carnaval 2018. “Nessa reunião, os blocos irão conhecer os detalhes sobre a realização do evento”, afirmou.

A cerimônia de lançamento do Tupã Folia 2018 será realizada na próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro.

Fonte: Redação Diário de Tupã