Macaco é encontrado morto em Marília.

Macaco é encontrado morto em Marília.

Um macaco foi encontrado morto na última semana no condomínio de luxo Portal dos Nobres, no Parque das Esmeraldas, zona Leste de Marília.

O caso provocou medo nos moradores por conta dos episódios de febre amarela no Estado de São Paulo.

A informação é de que o Departamento de Zoonoses e funcionários do Ibama estiveram no Portal dos Nobres.

Pelo menos parte dos moradores tiveram que sair de casa para aplicação de veneno. O animal morto seria analisado. O objetivo é verificar se há presença do vírus da febre amarela.

A reportagem não conseguiu falar com os órgãos envolvidos.

Vale lembrar que macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela, são vítimas, e também ajudam na elaboração de ações de prevenção. A doença é transmitida por mosquitos. Além disso, matar esses animais é crime ambiental.

febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Fonte: Marilia noticias