Saúde realiza o Dia ‘D’ da vacinação contra a gripe.

Saúde realiza o Dia ‘D’ da vacinação contra a gripe.

 

Público Alvo

A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades de Saúde para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); professores; pessoas com outras condições clínicas especiais, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Dia D

O próximo sábado (12/05) é o “dia D” da vacinação contra o vírus influenza. O objetivo é imunizar pelo menos 90% das cerca de 5 mil pessoas que integram o público alvo. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde através do DHS, que irá disponibilizar as sete USFs do Município com atendimento a ser oferecido das 8h às 17h.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Fonte: Prefeitura municipal