ACEP/KAIKAN organiza comemorações para os 110 anos da imigração japonesa

ACEP/KAIKAN organiza comemorações para os 110 anos da imigração japonesa

O Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikeis residentes em diversas cidades. As transferências de japoneses para o nosso país começaram em 1908, e neste ano completam 110 anos. Em Pompeia, a cultura nipônica é muito forte, contando inclusive com a Associação Cultural Esportiva de Pompeia, a ACEP/KAIKAN, que promete comemorar, com o apoio da Prefeitura, o aniversário da imigração japonesa, durante os meses de junho e julho.

O calendário preparado pela direção da Associação, que é presidida pelo Sr. Jorge Noboru Mizoguchi, tem início no dia 18 de junho com uma cerimônia na Câmara Municipal de Pompeia. No dia 1 de julho, será realizado o Undokai, evento que reúne toda a colônia no Campo do Japonês para atividades esportivas e familiares. A programação é finalizada no dia 28 de julho, com o culto ecumênico e a inauguração da placa de comemoração na Praça das Cerejeiras.

A Praça Shigeo Hanada, também conhecida como Praça das Cerejeiras, a praça foi construída em 1958 em comemoração ao cinqüentenário da imigração japonesa e logo se tornou um dos principais cartões postais da cidade. Desde 2008, a Praça das Cerejeiras conta com um monumento dedicado ao centenário da imigração japonesa.

 

fonte:prefeitura municipal