Tupãense Alana Maldonado é contratada da equipe de Judô do Palmeiras.

Tupãense Alana Maldonado é contratada da equipe de Judô do Palmeiras.

A tupãense Alana Maldonado atleta paralímpica do judô, que foi medalha de ouro no Campeonato Mundial de Judô Paralímpico, para deficientes visuais, em Lisboa, Portugal. Líder do ranking mundial na categoria até 70kg feminina foi contratada para ser atleta da S.E. Palmeiras, e passa a morar na capital paulista, onde já está realizando treinamentos nas dependências do clube.

Alana que tem uma deficiência visual devido a doença de Stargardt que causa a perda progressiva da visão. Atualmente a atleta tupãense tem cerca de 20% da visão, com 23 anos de idade. “É como se estivesse assistindo uma televisão mal sintonizada” destaca a atleta.

Nascida em Tupã e tendo dado os primeiros passos no Judô na ACERT, atualmente Alana está morando na cidade de São Paulo, onde treina sob a supervisão rigorosa do técnico, Denílson Lourenço, que já foi medalhista Pan-Americano e também é natural de Tupã.

A judoca, mesmo com a dificuldade na visão não se deixa abater, “mesmo com a doença, eu me sinto normal, faço de tudo, nada pra mim tem limites” destacou Alana em entrevista ao programa Hora 1 da Rede Globo.

Ao representar o Palmeiras Alana também vai participar de competições com atletas sem problemas de visão, e para isso está treinando cada vez mais forte.

Fonte: Mais Tupã