Prefeitura de Pompeia descumpre promessa sobre vicinal esburacada

Prefeitura de Pompeia descumpre promessa sobre vicinal esburacada

A Estrada Vicinal Tufic Baracat tem sido alvo de reclamações de usuários que utilizam o local. A via liga os municípios de Pompeia e Queiroz.

Em 23 de julho deste ano a administração municipal anunciou um trabalho de recuperação da estrada. “O serviço abrangerá toda a vicinal, numa extensão de aproximadamente 35 quilômetros, com atenção especial aos pontos mais críticos identificados pelo setor de obras da administração”, dizia o comunicado.

A prefeita Tina Januário e o vice José França inclusive estiveram no local acompanhando a execução, compactação das bases e colocação de novas camadas de massa asfáltica.

Entretanto, apenas três meses depois a situação permanece complicada. Imagens recebidas pelo Marília Notícia mostram que ainda há muitos buracos e que transitar pelo local é realmente muito difícil.

No último dia 2 de setembro o vereador de Pompeia, Vanderlei Ribeiro dos Santos, chegou a fazer um requerimento sobre o término da operação tapa buracos da vicinal.

Na época o parlamentar disse que passados 40 dias, somente 2,8 km de reparos foram feitos. Segundo Santos, a Prefeitura estaria executando em média 71,9 metros por dia. Nesse ritmo o trabalho duraria quase um ano e meio. O vereador inclusive anexou diversas fotos ao requerimento mostrando os buracos na via.

Vanderlei ainda citou o fato da administração local ter anunciado a conquista de R$ 230 mil para esse fim.

Em reposta ao vereador, a Prefeitura de Pompeia afirmou que este montante citado não seria destinado para a operação tapa buracos. Ainda segundo o poder público, a obra é feita com recursos próprios. O dinheiro mencionado pelo vereador, de acordo com a assessoria da prefeita Tina, é na verdade um convênio conquistado junto ao Governo do Estado em julho deste ano, “cujo objeto é a implantação de travessia em aduela, no quilômetro 16 da Estrada Vicinal Tufic Baracat, sobre o Córrego São Francisco”.

“A operação tapa buracos foi realizada em toda a extensão da Vicinal, com atenção especial aos pontos mais críticos identificados pelo setor de obras da administração. Porém, a operação tapa buracos é um paliativo. O tráfego intenso de carretas e caminhões pesados tem castigado as estradas rurais de Pompeia. Originalmente projetada para suportar veículos com cargas de no máximo 25 toneladas, a vicinal “Tufic Baracat”, que liga Pompeia à Queiroz, sofre com o peso excessivo dos caminhões de transporte de insumos da Usina Clealco. Nos últimos anos, houve um grande aumento no número de veículos pesados que utilizam as vias da zona rural de Pompeia cujas bases não suportam as cargas que chegam muitas vezes a 80 toneladas, provocando as depressões no solo. O Município está em busca de recursos para futura obra de recapeamento”, informou a Prefeitura em nota.

Fonte: MariliaNoticias